Carta 6 de Séneca

Sobre Compartilhar Conhecimento 

“Cartas a Lucílio”, de Lúcio Aneu Séneca

Carta 6

Verifico, Lucílio, que não apenas me estou corrigindo, antes me estou transfigurando. Não garanto, nem sequer espero, que nada já reste em mim sem necessitar de mudança!

Como não hei-de eu ter ainda muito que deva ser refreado, ou diminuído, ou elevado?

Mas já é uma prova de que o espírito alcançou um degrau superior o facto de reconhecer os defeitos que até então permaneciam ignorados: já é motivo para felicitar certos doentes o facto de eles próprios se reconhecerem doentes.

Desejaria compartilhar contigo esta súbita mudança operada em mim.

Começaria então a ter uma mais segura confiança na nossa amizade que nem a esperança, ou o medo, ou a busca da utilidade, pode quebrar, numa amizade daquelas com a qual, e pela qual, os homens podem morrer.

Posso citar-te muitos que, embora tendo amigos, careceram de amizade: ora tal caso não pode dar-se quando uma igual vontade de desejar o bem liga dois espíritos em comunhão. E como não ser assim, se eles sabem que tudo é comum entre ambos e principalmente a adversidade?

Tu não podes conceber de quanta importância se reveste para mim cada dia.

“Compartilha comigo tudo cuja eficácia experimentaste” – dirás tu.

Eu não desejo outra coisa senão transmitir-te toda a minha experiência: aprender dá-me sobretudo prazer porque me torna apto a ensinar! E nada, por muito elevado e proveitoso que seja, alguma vez me deleiterá se guardar apenas para mim o seu conhecimento.

Se a sabedoria só me for concedida na condição de a guardar para mim, sem a compartilhar, então rejeitá-la-ei: nenhum bem há cuja posse não partilhada dê satisfação.

Vou, pois, enviar-te os livros que utilizei, e para não perderes tempo à procura dos passos mais úteis, eu assinalá-los-ei, de modo que encontres de imediato aqueles que me merecem aprovação e respeito.

Uma conversa de viva-voz ser-te-á, contudo, mais útil do que um discurso escrito. Deves vir mesmo ver como as coisas se passam, primeiro porque geralmente se dá mais crédito aos olhos do que aos ouvidos, segundo, porque a via através de conselhos é longa, através de exemplos é curta e eficaz.

Cleantes nunca teria revivificado o ensino de Zenão se apenas fosse seu ouvinte; não, ele participou da vida do mestre, penetrou os seus segredos, observou até que ponto ele vivia de acordo com a sua doutrina.

Platão, Aristóteles, todos os filósofos que depois de cindiram em diversas escolas, aprenderam mais da vida que das palavras de Sócrates.

Não foi a escola, mas sim a convivência de Epicuro que fez de Metrodoro, de Hermarco, de Polieno, grandes homens.

E não quero a tua presença apenas para que tu aproveites, mas também para que me aproveites: ambos poderemos ser muito úteis um ao outro!

Por agora, como te devo o meu pequeno presente diário, aqui tens uma máxima que hoje encontrei com prazer em Hecatão: “Queres saber o que lucrei hoje? Comecei a ser amigo de mim próprio.” Muito lucrou, deste modo nunca estará sozinho. Um tal amigo, fica sabendo, toda a gente o pode ter.

                                                 ADEUS

Isabela-Assinatura
Resenha Literária

” Eu canto e a montanha dança”, de Irene Solà Resenha Literária

“Eu Canto e a Montanha Dança” de Irene Solà: Um puzzle de Natureza e Narrativas Foi neste mês de agosto...
Carta 6 de Séneca

Carta 6 de“Cartas a Lucílio”, de Séneca

Sobre Compartilhar Conhecimento  “Cartas a Lucílio”, de Lúcio Aneu Séneca Carta 6 Verifico, Lucílio, que não apenas me estou corrigindo,...
Carta 5 site séneca

Carta 5, de “Cartas a Lucílio”, de Séneca

Carta 5 (Sobre a virtude do Filósofo) Estudas perseverantemente e deixando tudo o mais apenas te aplicas ao teu quotidiano...
Sobre os terrores da morte.

Carta 4 de “Cartas a Lucílio”, de Séneca

(Sobre os Terrores da Morte ) “Cartas a Lucílio”, de Lúcio Aneu Séneca Carta 4 Prossegue a vida que encetaste, apressa-te...
10 coisas para ser mais feliz

10 coisas que devia fazer já – seja mais feliz

Aqui estão 10 coisas que pode e deve apreciar na vida para ser mais feliz: 1. Vida Cada dia é...
Posted in

Isabela Veloso

Deixe um comentário





This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.